Ir para o conteúdo principal

Acreditar que o álcool é uma droga lícita faz com que se desvalorizem os impactos na vida dos indivíduos. Por isso, nesse mês de março a Master realizou uma campanha prevencionista com o objetivo de conscientizar os colaboradores que álcool no trabalho não combina. A campanha aconteceu no dia 27/03 em todas as unidades da Master: São Francisco do Sul, Santarém e Itaituba. Contou com a conscientização, palestras e dinâmicas abordando o tema do mês.

O álcool e suas consequências

Ao contrário do que muitos pensam, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode causar prejuízos na performance, qualidade e segurança no trabalho, pois tem potencial para gerar diminuição do julgamento e da crítica, prejuízo da percepção, memória e compreensão, sonolência, perda de equilíbrio, além de alterações de humor.

Desta forma, observa-se que os mais frequentes prejuízos, no ambiente de trabalho, em decorrência do uso/abuso do álcool são:

Diminuição da produtividade;
Absenteísmo;
Repetidas licenças médicas;
Violência (assédio moral, agressões);
Aposentadoria precoce;
Situações que se caracterizam como acidentes de trabalho, incluindo o trajeto.

Além das irrecuperáveis perdas de vidas, esses acidentes resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva e as consequências extrapolam o ambiente de trabalho.

Neste sentido, pensar em prevenção e informação é focar na qualidade de vida e no bem-estar do trabalhador, que passa a ter acesso a um local de trabalho mais seguro e saudável, além de receber ajuda de profissionais especializados quando necessário. Aliado a isso, constata-se uma redução de gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde. Vale lembrar que: O EFEITO DO ÁLCOOL PASSA, O ACIDENTE DE TRABALHO FICA.